domingo, 28 de junho de 2015

Abóbora recheada assada

Essa receita super natureba e super saudável eu resolvi fazer porque a foto no livro estava de babar. Comprei o livro “Eu, você e as crianças” (da Publifolha) com intenção de arrumar algumas receitas criativas para incluir no cardápio dos pequenos, para minha surpresa, o livro tem receita que deixa gente grande com água na boca (e quase nada para eu colocar no cardápio...mimimi).
Já fiquei com vontade de fazer algumas receitas do livro mas comecei por essa, já que vi uma abóbora paulista linda no hortifrúti e trouxe pra casa, depois foi correr atrás dos ingredientes.
Resolvi seguir a receita a risca e não ousar na substituição (foi um pouco caro, mas valei muuuuito a pena – se tivesse tido tempo compraria os ingredientes em algum lugar mais em conta).
Quando comecei a lista de compras...erva doce! Eu que nunca sequer tinha pensado em utilizar erva doce em alguma receita (odeio chá de erva doce), resolvi enfrentar, já que costumo dizer que temos que experimentar de tudo e essa regra vale para mim também, foi uma surpresa e tanto...
Sem mais blábláblás...segue a receita:

Ingredientes:

õ  50 g de pinholes (usei só 25g, pq é muito caro...rs)
õ  1 abóbora paulista cortada ao meio sem sementes
õ  120 g de queijo de cabra em pedacinhos
õ  1 bulbo de erva-doce em cubos
õ  1 alho-poró cortado em quatro no comprimento e fatiado
õ  1 dente de alho amassado
õ  2 colheres de salsinha picada
õ  ½ colher de chá de folhas de tomilho fresco picadas
õ  120 ml de azeite de oliva extravirgem
õ  1 colher de chá de sal
õ  100 g de quinoa


Modo de preparo:


1.       Ponha os pinholes em uma frigideira mexendo por 2-3 minutos ou até que dourem. Reserve.
2.       Preaqueça o forno a 200°C. Coloque a abóbora em uma assadeira e leve ao forno por 30 min, até que o miolo esteja macio o suficiente para escavar. Enquanto isso, misture os pinholes torrados, o queijo de cabra, a erva-doce, o alho-poró, o alho, a salsinha, o tomilho, 2 colheres de sopa do azeite e ½ colher de chá de sal em uma tigela grande.
3.       Retire a abóbora do forno e extraia o miolo com uma colher, deixando 1 cm junto à casca. Pique o miolo grosseiramente, junte à mistura da tigela e mexa bem.
4.       Recheei as abóbora e volte ao forno por 30-35 min ou até que os legumes estejam macios ou até que esteja dourado ( o recheio que sobrou eu coloquei em uma assadeira e deixei cozinhando a parte para comer depois).
5.       Enquanto assa, lave a quinoa, coloque em uma panela e prepare da mesma maneira que arroz.

O livro sugere que seja servido com salada de abacates, mas eu servi com tomate grape com manjericão da hortinha. 

É uma explosão de sabores... muito bom!!







Nenhum comentário:

Postar um comentário