terça-feira, 23 de junho de 2015

Aproveitando tudo (tudo mesmo!) dos alimentos

Com o preço dos alimentos hoje em dia, não está fácil pra ninguém. A regra é aproveitar tudo dos alimentos, não dá pra desperdiçar em épocas de vacas magras. A receita de hoje é daquelas que a mãe ensina e a gente tem que compartilhar.

Temos o hábito (na casa da minha mãe e agora na minha casa) de consumir a mandioca cozida em água e com sal, depois de cozida, a água que sobra na panela seria descartável se... minha mãe não tivesse me mostrado que é possível de fazer um bocado de coisas com ela. Caso faça a mandioca e não queira utilizar a água, dá pra congelar e usar depois.

Pão caseiro de mandioca

Ingredientes:

  • Quantidade suficiente de farinha de trigo para dar o ponto (usei 1 Kg e 200 g)
  • 1 sachê de fermento biológico seco (se usar mais farinha, irá precisar de mais fermento)
  • Água do cozimento da mandioca
  • 2 ovos (o mesmo acontece com a quantidade de ovos, caso utilize mais farinha, acrescente mais ovo)

 Modo de preparo:

Misture os ingredientes secos, acrescente os ovos e por último vá agregando a água da mandioca (deve estar morna para reagir com o fermento). A massa não desgruda da mão, ela fica quase no ponto que solta, por isso, é preciso colocar em forma de pão.  Depois de amassar um pouco, coloque em forma untada (untei com manteiga) e deixe crescer por uns 40 minutos (se estiver calor, vai crescer um pouco mais). Asse em forno médio pré-aquecido. Aqui renderam 3 pães (1 pequeno e 2 médios).
O perfume de pão invadiu a casa! Uma delícia!!

Com a água da mandioca dá pra fazer sopa também, fica muito bom!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário