terça-feira, 19 de maio de 2015

Socorro, meu filho não come bem...e você, come?

Com frequência escuto a queixa de diversos pais sobre a alimentação dos pequenos, que não aceitam frutas, legumes ou verduras, que não tomam café da manhã, que não se alimentam direito...
Esses dias me peguei pensando, mas e os pais, os adultos, comem bem?
Quando somos pequenos, nossos pais se preocupam com o que comemos, quando começamos a nossa alimentação, a maioria dos pais procura uma alimentação saudável e equilibrada e o que há de melhor para nós. Na fase pré e escolar a preocupação continua, sempre levávamos lancheira com algo para consumirmos (para que pudéssemos comer no horário certo).
Quando saímos da escola, começa a mudar um pouco, não somos mais crianças e precisamos aprender a nos "virar" sozinhos, e aí começam os esquecimentos.
Ao sair de casa, não temos tempo para tomar café da manhã, e tudo é tão corrido, que, muitas vezes, a próxima refeição será o almoço.
Como desculpa de falta de tempo novamente, ou por praticidade, algumas vezes engolimos qualquer coisa na hora do almoço, só para "não ficar sem comer nada". 
As desculpas são muitas: -não tenho tempo; -não consigo levar fruta; -não gosto de salada...
Precisamos resgatar o hábito de "montar nossa lancheira" para o dia a dia, voltar a consumir alimentos mais saudáveis. Passar um pouco de "trabalho" na hora de preparar um lanche ou arrumar um pouco te tempo para fazer uma refeição balanceada parece não fazer muita diferença, mas faz!
Além de todas as vantagens para a saúde, o hábito de consumir alimentos saudáveis torna-se um exemplo a ser seguido pelos pequenos, no caso dos papais.
Prepare sua "lancheira" diariamente. Inclua frutas para os seus lanches (o mercado oferece diversas opções de lancheiras térmicas para armazenamento seguro). Pare para tomar café, almoçar e jantar.
Planeje-se e tome conta da sua alimentação, é mais fácil do que você imagina!
Foto da internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário